RELATÓRIO – GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
(OFICINAS 3 E 4)
Com o objetivo de proporcionar momentos de estudos e reflexões sobre o trabalho com os gêneros e tipos textuais em sala de aula,iniciamos as oficinas do TP3 de Língua Portuguesa explorando a concepção que nossos cursistas possuíam em relação ao tema.
No primeiro momento apresentamos aos cursistas a programação da oficina , em seguida exibimos o vídeo:O SAL DA TERRA(Beto Guedes),uma motivação para os professores.
No segundo momento continuamos a oficina com uma síntese do TP3 ,fazendo perguntas instigadoras sobre os principais tópicos abordados,levando-os a refletirem sobre conceitos de texto,gênero textual,competência sociocomunicativa,intertextualidade,textos literários e não literários,gêneros poéticos,literatura de cordel e seqüências tipológicas.Todos participaram com seus diferentes pontos de vista e apresentaram suas dúvidas, as quais prontamente foram esclarecidas.Assim,nos reportamos várias vezes ao TP3 para que os cursistas fizessem a análise dos textos:CLASSIFICAÇÃO(GÊNERO), FORMA,LEITOR,TIPO DE LINGUAGEM,FINALIDADE E APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.O resultado dessa atividade foi muito bom,pois possibilitou a análise de diferentes textos,tendo como base as orientações e sugestões do caderno de teoria e prática e a troca de experiências de trabalhos já realizados pelos professores. Complementamos essa atividade com o texto “DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO”(PLATÃO,F.& FIORIN,J.L.PARA ENTENDER O TEXTO) do ampliando as referências ,que permitiu uma reflexão sobre as características e o uso dentro e fora da sala de aula,dos vários tipos de textos:narrativos,descritivos e dissertativos.
No terceiro momento ouvimos os relatos das experiências dos cursistas sobre as atividades que eles desenvolveram em sala de aula:PLANEJAMENTO,DIFICULDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS,OBJETIVOS E AVALIAÇÃO.Compreendemos que este foi um momento importante para começarmos nossa reflexão sobre o que ocorre dentro da sala de aula,tanto do ponto de vista do conteúdo pedagógico como das relações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
No quarto momento priorizamos o gênero cordel, onde apresentamos a leitura do poema “AI SE SESSE”(Zé da Luz),o cordel musicado “MULHER NOVA,BONITA E CARINHOSA FAZ UM HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”(Otacílio Batista e Zé Ramalho) e o vídeo “O LOBISOMEM E O CORONEL”. Conhecendo as características do gênero cordel, os cursistas produziram os textos (em grupos) com os temas selecionados por eles.
Concluímos o TP3 desenvolvendo as atividades propostas na unidade 12 que serviram para consolidar os conhecimentos contribuídos até aquele momento.A avaliação da oficina “GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS “ desenvolvida no Município de Beberibe foi muito positiva atendendo as expectativas dos professores cursistas e da formadora.Além das atividades orientadas no material ,incluímos outras atividades que contribuíram bastante com a construção do conhecimento em relação ao tema trabalhado.
(OFICINAS 3 E 4)
Com o objetivo de proporcionar momentos de estudos e reflexões sobre o trabalho com os gêneros e tipos textuais em sala de aula,iniciamos as oficinas do TP3 de Língua Portuguesa explorando a concepção que nossos cursistas possuíam em relação ao tema.
No primeiro momento apresentamos aos cursistas a programação da oficina , em seguida exibimos o vídeo:O SAL DA TERRA(Beto Guedes),uma motivação para os professores.
No segundo momento continuamos a oficina com uma síntese do TP3 ,fazendo perguntas instigadoras sobre os principais tópicos abordados,levando-os a refletirem sobre conceitos de texto,gênero textual,competência sociocomunicativa,intertextualidade,textos literários e não literários,gêneros poéticos,literatura de cordel e seqüências tipológicas.Todos participaram com seus diferentes pontos de vista e apresentaram suas dúvidas, as quais prontamente foram esclarecidas.Assim,nos reportamos várias vezes ao TP3 para que os cursistas fizessem a análise dos textos:CLASSIFICAÇÃO(GÊNERO), FORMA,LEITOR,TIPO DE LINGUAGEM,FINALIDADE E APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.O resultado dessa atividade foi muito bom,pois possibilitou a análise de diferentes textos,tendo como base as orientações e sugestões do caderno de teoria e prática e a troca de experiências de trabalhos já realizados pelos professores. Complementamos essa atividade com o texto “DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO”(PLATÃO,F.& FIORIN,J.L.PARA ENTENDER O TEXTO) do ampliando as referências ,que permitiu uma reflexão sobre as características e o uso dentro e fora da sala de aula,dos vários tipos de textos:narrativos,descritivos e dissertativos.
No terceiro momento ouvimos os relatos das experiências dos cursistas sobre as atividades que eles desenvolveram em sala de aula:PLANEJAMENTO,DIFICULDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS,OBJETIVOS E AVALIAÇÃO.Compreendemos que este foi um momento importante para começarmos nossa reflexão sobre o que ocorre dentro da sala de aula,tanto do ponto de vista do conteúdo pedagógico como das relações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
No quarto momento priorizamos o gênero cordel, onde apresentamos a leitura do poema “AI SE SESSE”(Zé da Luz),o cordel musicado “MULHER NOVA,BONITA E CARINHOSA FAZ UM HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”(Otacílio Batista e Zé Ramalho) e o vídeo “O LOBISOMEM E O CORONEL”. Conhecendo as características do gênero cordel, os cursistas produziram os textos (em grupos) com os temas selecionados por eles.
Concluímos o TP3 desenvolvendo as atividades propostas na unidade 12 que serviram para consolidar os conhecimentos contribuídos até aquele momento.A avaliação da oficina “GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS “ desenvolvida no Município de Beberibe foi muito positiva atendendo as expectativas dos professores cursistas e da formadora.Além das atividades orientadas no material ,incluímos outras atividades que contribuíram bastante com a construção do conhecimento em relação ao tema trabalhado.