TP2 – ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA
OFICINAS 13 E 14
INICIAMOS NOSSOS ESTUDOS COM O CONCEITO DA PALAVRA “GRAMÁTICA” E SEUS VÁRIOS SENTIDOS, REFLETINDO SOBRE AS VÁRIAS ACEPÇÕES QUE HÁ NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. É IMPORTANTE ENSINAR GRAMÁTICA? QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS NOSSOS ALUNOS?
PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO, CONSTATAMOS QUE TRABALHAR A GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA, É ENVOLVER ESTUDOS E REFLEXÕES QUE PODERÃO SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES QUE LEVAM A UM ENSINO PRODUTIVO.
OUTRO PONTO FORTE DE REFLEXÃO FOI A DISCUSSÃO SOBRE A ORGANZAÇÃO DA FRASE, A ARTE COM SUAS FORMAS E FUNÇÃO E A LINGUAGEM FIGURADA(TEMÁTICAS DAS UNIDADES DO TP 2).
REALIZAMOS TAMBÉM ALGUMAS ATIVIDADES ONDE ANALISAMOS ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS OBSERVANDO OS TRÊS EIXOS DA LINGUAGEM – SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA. EM SEGUIDA, REALIZAMOS A LEITURA DO TEXTO “A LÍNGUA NÃO PODE SERVIR PARA A EXCLUSÃO SOCIAL”, DO LINGUISTA MARCOS BAGNO.
CONCLUÍMOS A NOSSA OFICINA COM A APRESENTAÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO BEBERIBENSE, HELENO ARAÚJO, QUE PALESTROU SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL E AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE.
AGENDA – LÍNGUA PORTUGUESA
Formadora: Maria do Livramento
TP2 – Análise linguística e análise literária.
Oficinas: 13 e 14
Data: 20 e 22/04/2010.
Tema motivador: Manifestações artísticas.
Abertura: Música – Como uma onda no mar (Lulu Santos)
Síntese
- Gramática: seus vários sentidos;
- A frase e sua organização;
- A arte: formas e função;
- Linguagem figurada.
Vídeos/slides;
Relato de experiência;
Atividade prática;
Avaliações;
Orientações para o seminário de avaliação.
“Enquanto a criança não aprender a beleza da palavra, não adianta ensinar regra. Ler é mais importante que ensinar.”
(Ziraldo)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
CAMINHOS DO GESTAR
CAMINHOS
"Um barco sai para o leste e outro para o oeste
Levados pelo mesmo vento que sopra;
É a posição das velas,e não o sopro do vento,
Que determina o caminho que eles seguem.
Como os barcos no mar,assim são os caminhos do destino
Ao navegarmos ao longo da vida;
É a posição da alma que determina a meta... "
(ELLA WHEELER WILCOX)