INICIAMOS AS OFICINAS 05 E 06 DO TP4 COM O VÍDEO DA MÚSICA” EPITÁFIO” DO GRUPO TITÃS.AS DISCUSSÕES QUE PAUTARAM NOSSO DEBATE FORAM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES CURSISTAS COM OS SEUS ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DE TEXTOS.
PORTANTO,É NOTÁVEL A NECESSIDADE DA LEITURA COMO PROCESSO BÁSICO DO ENSINO,FAZENDO PARTE DO PROGRAMA DA ESCOLA EM TODAS AS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO.
ANALISAMOS AS ATIVIDADES DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA E DISCUTIMOS TAMBÉM SOBRE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA,LEITURA DO MUNDO,FUNÇÃO COMUNICATIVA DE UM TEXTO,PRÉ-ESCRITA,O PROCESSO INFERENCIAL, PALAVRAS POLISSÊMICAS,OBJETIVOS E FORMAS DE LEITURA , A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS PARA A COMPREENSÃO,ESTRUTURA DO TEXTO E HIPÓTESES QUE INFLUENCIAM A PEDAGOGIA DA ESCRITA.
OUTRO MEIO UTILIZADO PARA O RESGATE DESTAS CONCEPÇÕES,ASSIM COMO DO CONCEITO DE LETRAMENTO,FOI A APRESENTAÇÃO DOS VÍDEOS:LEITURA DO MUNDO, COM O RELATO DO EDUCADOR PAULO FREIRE E O POEMA “O QUE É LETRAMENTO”?,DE KATE M. CHONG.PENSAMOS QUE FOI EXTREMAMENTE RICO ESTE PROCEDIMENTO DE COMENTAR A EXPERIÊNCIA DO OUTRO,NESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO.
COM O AVANÇANDO NA PRÁTICA,OS PROFESSORES RELATARAM QUE A CADA ATIVIDADE APLICADA PUDERAM PERCEBER QUE ELES APRENDERAM NOVAS TÉCNICAS QUE AUXILIARÃO EM AÇÕES FUTURAS E QUE PODERÃO LEVAR OS ALUNOS A REFLETIREM COMPORTAMENTOS E ATITUDES POSSIBILITANDO NOVAS FORMAS DE PENSAMENTOS E ATUAÇÕES EM SEU MEIO SOCIAL.
FINALMENTE,REALIZAMOS EM EQUIPES,UMA ATIVIDADE PRÁTICA DO AAA4 QUE FOI ADAPTADA COM UM TEXTO DO JORNAL (NOTÍCIA),COM O OBJETIVO DE PERCEBER A ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA.CONCLUÍMOS,COM A AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS,ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PROPOSTAS E DESENVOLVIDAS NAS OFICINAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário