Oficinas: 07 e 08 - TP5 ( Estilo , Coerência e Coesão )
Tema Motivador: Meio Ambiente
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.”
(Machado de Assis)
Iniciamos as oficinas com a música “Eu vou seguir” e as imagens dos professores cursistas nas oficinas anteriores. Em seguida, exibimos o vídeo “Tempos modernos”(AAA5), uma composição do cantor Lulu Santos, refletindo sobre a letra da canção na sociedade atual e os sentidos da palavra tempo no texto.
Para aguçar nossos conhecimentos referentes ao estilo e a coerência no domínio da linguagem, realizamos uma síntese do TP5, com a análise das principais atividades sugeridas no caderno: estilo, recursos sonoros, tonalidades das palavras, discursos, raciocínio, continuidade de sentidos, linguagem verbal e não verbal, humor e ironia, coesão, relações lógicas e relações semânticas no texto.
Dando continuidade, ouvimos os relatos dos professores sobre as experiências vivenciadas em sala de aula com os alunos. Fizemos uma reflexão sobre as dificuldades, os avanços, as expectativas e as conquistas do Programa GESTAR II desde o início dos trabalhos.
Sugerimos também, algumas atividades extras que destacam a importância das figuras de estilo para a compreensão dos vários tipos de texto da nossa língua.
Finalmente, realizamos algumas atividades em grupos, avaliamos as oficinas e as atividades desenvolvidas e direcionamos os estudos para as próximas formações.
Tema Motivador: Meio Ambiente
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.”
(Machado de Assis)
Iniciamos as oficinas com a música “Eu vou seguir” e as imagens dos professores cursistas nas oficinas anteriores. Em seguida, exibimos o vídeo “Tempos modernos”(AAA5), uma composição do cantor Lulu Santos, refletindo sobre a letra da canção na sociedade atual e os sentidos da palavra tempo no texto.
Para aguçar nossos conhecimentos referentes ao estilo e a coerência no domínio da linguagem, realizamos uma síntese do TP5, com a análise das principais atividades sugeridas no caderno: estilo, recursos sonoros, tonalidades das palavras, discursos, raciocínio, continuidade de sentidos, linguagem verbal e não verbal, humor e ironia, coesão, relações lógicas e relações semânticas no texto.
Dando continuidade, ouvimos os relatos dos professores sobre as experiências vivenciadas em sala de aula com os alunos. Fizemos uma reflexão sobre as dificuldades, os avanços, as expectativas e as conquistas do Programa GESTAR II desde o início dos trabalhos.
Sugerimos também, algumas atividades extras que destacam a importância das figuras de estilo para a compreensão dos vários tipos de texto da nossa língua.
Finalmente, realizamos algumas atividades em grupos, avaliamos as oficinas e as atividades desenvolvidas e direcionamos os estudos para as próximas formações.
É. A "pressão" foi grande e desta vez não saiu foto minha no blog, rsrs... Gosto da ideia de fazer as oficinas no grupo maior em vez de ser por distrito, porque dá pra fazer mais trabalhos, temos mais diversidade de pontos de vista. Podemos ouvir as ricas experiências vivenciadas pelos colegas, desenvolver atividades, até porque o tempo é maior.
ResponderExcluirSinto falta da participação da turma é aqui no blog.
Abraços a todos!!
EXCELENTE.VOCÊ É 10! SUEUDA
ResponderExcluirMaria que saudades, seu blog tá lindo , estou reformulando o meu , pois perdi a senha do antigo,portanto tive que criar outro blog. Parabéns , !!!
ResponderExcluir